Há a necessidade de resgatar, no coração de todos, a paixão pela Juventude. Assim, Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande e referencial da Juventude Nacional da CNBB, sintetizou sua palestra no segundo dia do 1o Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, promovido na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).
“A juventude mora no coração da Igreja”, disse Dom Eduardo, acrescentando que os jovens representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e dos povos.
Dom Eduardo disse que o processo de evangelização do jovem nasce do encontro com Cristo e prossegue com o atendimento ao chamado, a busca dos valores evangélicos, o abandono do individualismo, a participação na comunidade, a luta pela justiça e a atuação missionária.
“Convicta de que o Evangelho é a melhor opção para os jovens, a Igreja se sente missionária no meio deles para fortalecê-los no discipulado e capacitá-los para que eles, também, sejam missionários”, disse.
Dom Eduardo destacou que a juventude tem a seu favor a criatividade, a generosidade, seu potencial de engajamento. Ele lembrou também que há desafios a serem superados com a evangelização, como o individualismo, a busca do prazer sem medidas, a relativização dos valores, a fragilidade da vivência familiar e o descrédito do comprometimento.
De acordo com o referencial da Juventude, ao evangelizar o jovem, é preciso lembrá-lo que o encontro com Jesus Cristo é o caminho para a salvação e, além disso, traz dignidade, amadurecimento, discernimento vocacional, felicidade, segurança.
“O trabalho de evangelização precisa mostrar aos jovens a sua beleza, a sua força”, disse.
Fonte: Jovens Conectados
Nenhum comentário:
Postar um comentário