Sou Católico posso brincar o carnaval?


Nós perguntamos sobre o carnaval e a posição oficial da Igreja com relação a ele. Diante dos excessos dos festejos de hoje, nos quais imperam o pecado, em especial a luxúria e a embriaguez, mostra a sua justa preocupação. Quanto ao carnaval, ele nem sempre foi assim, como o conhecemos hoje.

Mas o carnaval em si não é mau, e sim o que se faz do carnaval. Para exemplificar: pensemos em uma faca. Ela em si não é má, é útil, nos ajuda na preparação dos alimentos. Pode, no entanto, ser usada como arma. Pode ser usada para o mal. Por isso nos livraremos de todas as facas?

Claro que devemos continuar alertando os cristãos sobre os excessos do carnaval. A Igreja sempre nos exorta a viver santamente os dias do Carnaval, aliás com a temperança que devemos viver todos os demais dias.

Estes dias não nos deveriam afastar de Deus, com excessos, que deturpam nossa própria natureza e levam-nos àqueles extremos a que o mesmo Apóstolo Paulo se refere na sua Carta aos Romanos e que atraem a ira de Deus.(Cf Rm 1,1ss)

Infelizmente o Carnaval se tornou uma festa pagã, onde o que vale é o luxo e a luxúria, no incitamento ao pecado e no completo esquecimento da miséria que se abate sobre grande parte do povo.

Os dias de Carnaval deveriam e poderiam ser dias de alegria, de dança e festas, mas também de partilha com os que nada têm, e com aqueles que têm o coração vazio. Repartir o pão sabendo conter os gastos excessivos e repartir a esperança para todos aqueles que, perdida a fé, se entregam aos excessos da bebidas e das drogas e à dissolução moral.

Enfim, a Igreja não nos proíbe de festejar o Carnaval. O cristão é livre para escolher participar das atividades que quiser, sempre tendo em mente o conhecido ensinamento paulino que diz: "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém." (1Cor 6,12). Entretanto, em vista da falta de opções de lazer condignas com o evangelho, a Santa Madre Igreja tem promovido diversas atividades nessa época, como retiros, "rebanhões", etc.


Pela cruz ao Céu!

Santos de Calça Jeans

Nenhum comentário:

Postar um comentário