Curiosidade

Navegando em alguns sites na internet ficamos curiosos sobre um símbolo que se confundi com o crucifixo e que muitos católicos usam sem sabem o que realmente é. Reparei também que membros de algumas comunidades religiosas como Shalom e Toca de Assis usam esse “objeto”.

Bem com certa curiosidade sobre o mesmo e pesquisando na internet vi que é a curiosidade de muitos católicos vamos falar hoje sobre o TAU.

Além do TAU ser um símbolo bíblico ele também é a ultima letra do alfabeto hebraico(língua falada por Jesus) e pertencente também no alfabeto grego, ele vem dos fenícios e representa a letra “T”. O TAU é formado por duas linhas uma vertical e outra horizontal, que significa o encontro entre o céu e a terra. O divino e o humano.

Já ia me esquecendo de falar por que o TAU é um símbolo bíblico. Podemos encontrar uma citação quando Deus fala para o profeta Ezequiel: "Os inocentes marcados com este sinal (TAU) serão salvos" (Ez 9,4).

O TAU foi propagado pelo papa Inocêncio III por volta de 1215, sendo pregado como um novo símbolo cristão. São Francisco de Assis usou o TAU como símbolo da sua ordem religiosa (OFM). Dizem que Santa Clara fazia a imposição do mesmo sobre os doentes invocando a cura a Deus.

O TAU é pendurado no pescoço por uma corda com três nós. O cordão significa o elo que une a forma de nossa vida, o fio condutor do evangelho. Os nós representam obediência, pobreza e castidade (pureza de coração). Esses votos significam: Obediência escutar o valor maior sem ter medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto; Pobreza o valor de colocar tudo em comum, que no sentido bíblico-franciscano é a coragem da partilha; e Pureza de coração sendo verdadeiro revelando o melhor de si.

A união dos três nós significa que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos.

Já vi o TAU sendo usado como amuleto, pingente, joia, brincos.... Mais devemos respeitar esse objeto sacramental e usa-lo com os três nós que tem grande importância para o mesmo.


O Tau deve ser um sinal de uma espiritualidade deve ser um sinal de que aquele (a) que o usa é uma pessoa que vive em tensão de permanente conversão e mudança de vida, em vontade firme de se tornar nova criatura; deve ser sinal de que aquele (a) que o ostenta é uma pessoa que busca a sua salvação e de todos os homens na cruz de Jesus Cristo; deve ser um sinal de que aquele (a) que o traz é uma pessoa que vive a esforçar-se por ser pobre, por se despojar e desprender dos bens terrenos para se enriquecer dos valores das bem-aventuranças: o Reino de Deus, a paz, a mansidão, a fraternidade universal, a misericórdia e o perdão, o respeito pela criação, à alegria, a partilha de bens, a luta pela justiça e a paixão por Jesus Cristo pobre, Crucificado e Ressuscitado.

O verdadeiro Tau franciscano é aquele todo de madeira, sem nenhum tipo de apetrecho fixado a ele (crucifixo, foto, desenho...), também não é aquele feito de aço ou outro metal (ouro, prata...). Ele também precisa ter o cordão com os três nós.

Entende-se que o melhor Tau não é o comprado, mas aquele que nós ganhamos de alguém, pois essa pessoa reconhece em nós os três nós...

(Conteudo adaptado do texto encontrado no site catequese catolica)

Um comentário:

  1. Ótima máteria.
    É muito bom sabermos a cada dia os significados dos símbolos da nossa igreja para que não sejam profanados ou até mesmo confundidos com outros tipos de religiões que buscam através da Igreja Católica se assimilar sem procurar devido apronfundamento dos seus significados.
    Portanto, antes de usarmos ou questionarmos sobres os símbolos, procuremos conhecê-los para não cairmos no pecado da Injúria.
    Salve Maria pra todos e um ótimo 2011.

    ResponderExcluir